Secretários de saúde da Paraíba se reúnem em Campina

Saude

06/06/2017 às 13h18

Secretários de saúde da Paraíba se reúnem em Campina

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 98 VEZES

CAMPINA GRANDE- Gestores da saúde do Estado da Paraíba se reuniram nesta segunda-feira (5), para discutir questões relacionadas ao SUS nos municípios. O encontro aconteceu durante todo o dia no Sítio São João, no bairro do Catolé.

 

Pela manhã foi realizada a assemblei do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – Cosems/PB e à tarde a reunião da CIB – Comissão Intergestores Bipartite.

 

Na reunião do Cosems, o ponto principal foi a discussão sobre a determinação do Superior Tribunal de Justiça – STJ para suspender a tramitação dos processos judiciais que solicitam o fornecimento de medicamento não incorporado ao SUS.

 

O debate contou com a participação da promotora Adriana Amorim, do Ministério Público Estadual da Paraíba.

 

imagem

 

Já na abertura da assembleia da CIB, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), deu as boas vindas aos gestores e destacou a necessidade da discussão sobre o custeio  dos serviços de saúde na Paraíba.

 

“A crise financeira Nacional agravou ainda mais a situação dos municípios de pequeno e médio porte, que sofrem com o subfinanciamento do SUS. É um desafio de todos.  Portanto, as soluções devem ser encontradas pelos gestores de forma conjunta”, enfatiza.

 

Os secretários municipais deliberaram, junto com a gestão Estadual de saúde, sobre assuntos relacionados ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, além do funcionamento de unidades e serviços de outras cidades paraibanas, como o SAMU e UPA.

 

imagem

 

A secretária de saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, defende uma nova pactuação  dos recursos do SUS.

 

“Os desafios da saúde pública nos impõem a necessidade de repacutarmos os incentivos financeiros, sem que haja prejuízo para nenhuma cidade e, sobretudo, garantindo a qualidade do cuidado aos usuários”, conclui.

 

imagem

Comentários

Veja também

Facebook