Secretária de saúde juazeirinhense conclama população para derrotar o aeddes

Saude

12/04/2018 às 22h00

Secretária de saúde juazeirinhense conclama população para derrotar o aeddes

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 376 VEZES

JUAZEIRINHO - Com o intuito de combater o terrível e temido aeddes aegypt, transmissor da trinca que causa dor, sofrimento e morte: dengue, zika e chigungunya, a secretaria Municipal de saúde vem realizando um trabalho com o intuito de eliminar completamente o foco do mosquito.

 

Além do trabalho de campo executado pelos Agentes Comunitários de Endemias (ACE's), na tentativa de eliminar o aedes aegypti na cidade e baixar os índices da doença, teve início nesta quinta-feira (12), o uso de outra ferramenta importante nesta tarefa de saúde pública: o uso de carros fumacê.

 

Segundo a secretária de saúde, Jó Morais, que concedeu entrevista ao helenolima.com, são dois carros fumacês que vão percorrer todo o perímetro urbano das 17 as 21 horas.

 

Os trabalhos começaram nesta quinta, retornam na segunda-feira (16) e na quarta-feira (17).

 

A secretária pede o apoio de toda a população nesta luta que não é só dos órgãos públicos, mas de toda a sociedade.

 

Ela alerta que Juazeirinho vem registrando uma grande incidência nos números de dengue e que se a população não se envolver completamente no combate ao mosquito, pode haver, inclusive, óbito por causa da arbovirose.

 

"Estamos a beira de um surto, porque precisamos do apoio da população. Fazemos a nossa parte, mas é necessário que toda a sociedade abrace essa causa, principalmente aqueles cidadãos que têm imóvel fechado, para que possa ceder a chave para os ACE's tenham acesso ao interior dessas casas e eliminem os focos do mosquito", informa Jó.

 

Além disso, as pessoas que trabalham e que não estão em casa no horário comercial, façam contato com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Neta, através do WhatsApp, 99304 9255, para agendar uma visita dos ACE's.

 

Por outro lado, estão sendo distribuídas piabas para que sejam colocadas nas cisternas com o intuito de comerem as larvas do aeddes aegypt.

 

A secretária afirma ainda que um ofício foi protocolado junto ao Ministério Público (MP) pedindo apoio, principalmente na área particular da Rede Ferroviária, pois existem focos e, apesar da secretaria Municipal de infraestrutura já promoveu a limpeza do local, populares insistem em continuar jogando lixo e entulho, prejudicando o combate ao mosquito.

 

Parte das pessoas só começam a ter a preocupação quando alguém da família ou um amigo próximo adoece. Porem se a gente não cuidar, Juazeirinho vai ter morte por dengue e isso não queremos", alerta a secretária de saúde.

 

Na próxima segunda-feira, profissionais da saúde do Estado, estarão em Juazeirinho para articular ações com os professores, para que o trabalho de conscientização seja repassado às crianças, que são multiplicadores de informações.

 

"Trata-se de uma guerra que envolve todos nós enquanto sociedade contra o mosquito causador dessa arbovirose. Falo como cidadã e não apenas como secretária de saúde. Precisamos dar as mãos e trabalharmos unidos para derrotarmos essa ameaça que se chama aeddes aegypt", conclama Jó.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp 99304 9255 e falar com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Neta  

 

Da redação

Comentários

Veja também

Facebook