Programa de microcrédito desenvolvido em cidade paraibana conquista prêmio Nacional

Econômia

06/06/2019 às 23h32

Programa de microcrédito desenvolvido em cidade paraibana conquista prêmio Nacional

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 157 VEZES

BRASÍLIA - Programa de microcrédito, aplicativo para dar visibilidade aos pequenos negócios locais e uma política de atendimento itinerante desenvolvida através da Casa do Empreendedor.

 

Essas são algumas das iniciativas que fazem parte do projeto “Uiraúna- Cidade de fazer negócios”, que venceu a etapa Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios.   

 

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uiraúna, município localizado no Sertão paraibano, ocorreu durante cerimônia realizada na quarta-feira (5), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília.

 

Na ocasião, o prêmio foi entregue ao prefeito João Bosco Nonato Fernandes. Além dele, outros 13 prefeitos brasileiros também tiveram seus projetos reconhecidos, nas sete categorias que fazem parte do prêmio.  

 

No caso de Uiraúna, o projeto vencedor engloba uma série de ações que vem sendo realizadas no município nos últimos anos, que tem contribuído decisivamente para o fortalecimento dos pequenos negócios e para a criação de um ambiente econômico favorável ao empreendedorismo.

 

Uma dessas ações é o “Guia Una”, aplicativo desenvolvido pela gestão municipal que reúne não só informações sobre a cidade, a gestão pública e a Casa do Empreendedor, como também dados sobre empreendedores do comércio e do setor de serviços.

 

O objetivo é proporcionar visibilidade e competitividade aos pequenos negócios, especialmente aos que não dispõem de recursos para investimento em ações de divulgação.  

 

Também integra o projeto vencedor o programa “Nosso Negócio”.

 

Desenvolvido pelo município desde 2017, ele proporciona aos empreendedores de pequenos negócios ações integradas para qualificação profissional, assistência técnica e concessão de crédito, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

 

Outra iniciativa de destaque no município são as ações itinerantes da Casa do Empreendedor. Além dos serviços tradicionalmente oferecidos a quem já possui ou deseja iniciar um negócio, a equipe também realiza constantemente atendimentos nos bairros mais afastados da cidade, levando ações para que não tem acesso direto a elas.

 

Ainda buscando o fortalecimento dos pequenos negócios, a gestão municipal também realiza há dois anos, em parceria com o Sebrae Paraíba, a Expouna, feira de negócios criada para dar visibilidade aos empreendimentos locais, que terá sua terceira edição no mês de novembro.  

 

Na avaliação do prefeito, João Bosco Fernandes, conquistar a etapa Nacional do prêmio é receber um importante reconhecimento do conjunto de ações que a gestão municipal vem realizando, com o objetivo de qualificar a população e estimular o empreendedorismo para gerar independência econômica e satisfação pessoal.

 

“O prêmio é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população. Ficamos muito felizes de ver Uiraúna se destacar e agradecemos a todos que contribuíram para esse resultado, inclusive ao Sebrae, que é um parceiro importante e sempre presente em nosso município”, afirma.

 

Já o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destaca que “o prêmio para o projeto apresentado pela Prefeitura de Uiraúna é um merecido reconhecimento do trabalho que os agentes públicos vêm realizando no município em prol do fortalecimento dos pequenos negócios e da criação de um ambiente favorável a eles”.

 

Ainda segundo Walter, “é por compreender a importância de iniciativas como essas que o Sebrae Paraíba trabalha junto aos gestores públicos, contribuindo para a transformação das realidades locais através do empreendedorismo, que gera emprego e renda”.   

 

Por sua vez, o gestor de desenvolvimento territorial e políticas públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda, salientou que a premiação para a Prefeitura de Uiraúna reconhece o perfil de uma gestão empreendedora e a implementação de ações que tem como foco o desenvolvimento local.  

 

“O prêmio reflete, ainda, o compromisso e a atuação do Sebrae Paraíba junto aos gestores públicos municipais para o fortalecimento do ambiente de negócios e para o desenvolvimento de empresas de pequeno porte e dos microempreendedores individuais”, acrescenta.

 

O prêmio

 

Criado para valorizar projetos desenvolvidos por gestores municipais que tenham como foco a modernização da gestão pública e a valorização e o estímulo ao empreendedorismo, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor recebeu este ano, em sua décima edição, 1.160 projetos de todo o país.  

 

Na Paraíba, foram inscritos 57 projetos, de 35 prefeituras. Desse total, 13 iniciativas foram reconhecidas nas sete categorias da etapa estadual, cuja cerimônia de premiação foi realizada no mês de abril, na cidade de Campina Grande.

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, terno e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Comentários

Veja também

Facebook