Produtores rurais de Arara e Frei Martinho recebem caprinos e ovinos

Agricultura

26/06/2018 às 22h32

Produtores rurais de Arara e Frei Martinho recebem caprinos e ovinos

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 116 VEZES

Foram entregues nesta semana, animais – caprinos e ovinos, em comunidades rurais do Brejo e Seridó paraibano.

 

As ações, que contam com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), têm como objetivo potencializar as cadeias produtivas já existentes na região, auxiliando na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiadas.

 

A Associação dos Produtores Rurais da Várzea Verde, Pinturas, Clemência e Caraibeirinha, no município de Frei Martinho, no Seridó, que conta com o investimento para potencializar a caprinocultura na região, recebeu 55 cabras e dois reprodutores.

 

A comunidade também vem sendo beneficiada com a perfuração de um poço, implantação de um campo irrigado para cultivo de palma, construção de um galpão para armazenar forragem e equipamentos e aquisição de uma motoensiladeira.

 

No município de Arara, Brejo, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Riacho Fundo, conta com investimentos para fortalecer a ovinocultura.

 

A comunidade recebeu 88 ovelhas e três reprodutores, além da instalação de uma barragem subterrânea, implantação de um campo irrigado para cultivo de palma e aquisição de maquinário forrageiro.

 

As ações visam investir em empreendimentos produtivos na região do semiárido paraibano.

 

Esses projetos incluem ações nas áreas de ovinocaprinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas à economia rural local.

 

No território do Curimataú, o Procase apoia 23 projetos produtivos, em 11 municípios distintos, com atividades produtivas em ovinocaprinocultura, mineração e fruticultura, totalizando um investimento de cerca de R$ 3,1 milhões.

 

Em toda sua área de atuação o projeto possui 90 convênios com projetos produtivos em andamento, distribuídos em cinco territórios, com um investimento total de mais de R$ 11 milhões.

 

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

 

Comentários

Veja também

Facebook