Produtores da região de Pocinhos visitam fábrica de roupas em Pernambuco

Econômia

07/08/2018 às 22h35

Produtores da região de Pocinhos visitam fábrica de roupas em Pernambuco

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 152 VEZES

Vinte e quatro produtores rurais da região de Pocinhos, participaram de um intercâmbio cultural na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.

 

Os participantes integram o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), por meio de convênio com a Associação Comunitária Sítio Cajueiro, onde o apoio do projeto objetiva potencializar a produção de artesanato na região.

 

A ação foi realizada pela Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que por meio de seleção pública presta serviços ao Governo do Estado da Paraíba.

 

“Os beneficiários estão iniciando os conhecimentos sobre o processo de fábricas e utilização das máquinas que adquiriram. Para isso achamos que eles precisavam entender o funcionamento e organização de uma pequena empresa para entender o processo desde a fabricação até a venda”, explica o supervisor dos trabalhos de campo do Senar, João Paulo.

 

Para isso, foi escolhida a empresa Zuzinha Kids Moda Infanto Juvenil, em Santa Cruz (PE).

 

A fábrica de roupas começou como uma pequena produção em casa, em 2008. Hoje, conta com mais de 10 filiais terceirizadas.

 

O intuito dos produtores da comunidade Cajueiro é fabricar produtos também no ambiente doméstico.

 

“Tivemos a ideia de começar a criar colchas com bordado, conjuntos de cozinha e crochê porque sempre tinha alguém na comunidade que ensinava a todos. Visitar a Zuzinha nos mostrou o maquinário que vamos utilizar, além disso, a administração necessária para gerir uma fábrica”, comenta a produtora e líder da Comunidade, Carmita Pereira Costa.

 

Por meio do apoio do Procase, a comunidade vem sendo beneficiada com a construção de um espaço para produção e comercialização dos produtos, aquisição de máquinas e equipamentos e capacitações sobre técnicas de artesanato, o que representa um investimento de R$ 168.731,17 na melhoria da renda das famílias beneficiadas.

 

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Comentários

Veja também

Facebook