Procase entrega equipamentos a projetos produtivos em Monteiro e Ouro Velho

Agricultura

16/12/2017 às 09h18

Procase entrega equipamentos a projetos produtivos em Monteiro e Ouro Velho

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 485 VEZES

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), apoia empreendimentos produtivos nos territórios do Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão.

 

Nesta primeira semana de dezembro, dois desses projetos produtivos receberam equipamentos para auxiliar na atividade da caprinocultura.

 

Esses projetos incluem ações nas áreas de caprinoovinocultura, fruticultura, pequenas indústrias, artesanato, empreendimentos associativos e cooperativos, e outras atividades relativas a economia rural local, nas quais o Procase atua no fortalecimento de cadeias produtivas já existentes ou que apresentem fortes indicadores de consolidação e crescimento.

 

Junto a Associação dos Ovinocaprinocultores de Ouro Velho, na comunidade Pitombeira, o Procase realizou a entrega de um tanque de resfriamento e uma motoensiladeira.

 

A comunidade também está sendo contemplada com a perfuração de um poço, implantação de um campo de produção de forragem com 10 mil raquetes de palma e instalação de kit de irrigação, e a aquisição de matrizes e reprodutores caprinos, beneficiando direta e indiretamente cerca de 60 pessoas da região.

 

No município de Monteiro, a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento XiqueXique, também foi contemplada com um tanque de resfriamento de leite, visando incentivar e melhorar a capacidade de produção dos agricultores na atividade da caprinocultura, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, o fortalecimento da segurança alimentar e o desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade.

 

O Assentamento também recebe a implantação de um campo de produção de forragem, com perfuração de poço e instalação de kit de irrigação, construção de um viveiro de mudas e aquisição de matrizes e reprodutores para caprinocultura.

 

No território do Cariri Ocidental, o Procase apoia 26 projetos produtivos, em 16 municípios distintos, com atividades de caprinovinocultura, artesanato e apicultura, totalizando um investimento de mais de R$ 7 milhões.

 

O Procase é fruto da parceria entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), organismo das Nações Unidas (ONU), beneficiando 56 municípios do semiárido paraibano, e visa fortalecer a agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo ações de prevenção e mitigação da desertificação.

Comentários

Veja também

Facebook