Geral
25/09/2018 às 22h28
Prefeitura de Gurjão realiza audiência pública para elaboração da LDO e LOA
GURJÃO - A Prefeitura Municipal, realizou nesta segunda-feira, (24), no auditório do Inácio Alves Caluête, audiência pública para apresentação e discussão da metodologia do Orçamento Participativoo, visando a elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA – exercício 2019 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – para o mesmo exercício.
Além do prefeito, Ronaldo Queiroz (PSC), estiveram presentes, secretários, vereadores, assessores, servidores Municipal, representantes de classes e instituições.
O evento, marcado pela ampla participação de todos, têm por meta a escuta e o filtramento de prioridades e demandas com foco nas reais necessidades do município.
Durante a abertura da audiência o prefeito destacou a importância das discussões que resultam em metas e ações concretas que são colocadas em prática pela administração, frisando, oportunamente, o quanto se faz necessário a participação da comunidade, para que, de forma participativa, a gestão Municipal possa identificar os problemas e promover o melhor uso dos recursos públicos.
O contador do município Joilton Gonçalves, explica um pouco do que são LDO e LOA como as próprias letras dizem, trata-se de um Projeto de Lei que determina as Diretrizes Orçamentárias, ou seja, orientações que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte ao da criação da mesma.
Ela orienta a elaboração do orçamento da prefeitura e estabelece políticas de aplicação dos recursos em projetos que viabilizem o pleno funcionamento da cidade, já a Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma das peças que compõem o planejamento orçamentário do Poder Executivo.
A LOA prevê o orçamento fiscal, e investimentos das empresas públicas, além de detalhar todos os gastos para o próximo ano. É dividida por temas, como saúde, educação e outros.
Fonte: Ascom
Comentários
Veja também
Mais lidas do mês
Policial
Geral
Politica
Policial
Geral
Últimas notícias
Politica
Internacional
Saude
Politica
Agricultura