Pit Stop da Nutrição coloca escola de Assunção entre as duas melhores do País

Educação

22/07/2019 às 23h30

Pit Stop da Nutrição coloca escola de Assunção entre as duas melhores do País

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 275 VEZES

ASSUNÇÃO (PB) - A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professor Evandir Gonçalves de Oliveira, que tem 151 alunos matriculados, conquistou um importante prêmio em nível Nacional, na Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, conquistando o segundo  melhor relato do País da Educação Infantil e Ensino Fundamental I com o tema Pit Stop da Nutrição.

 

Quatro escolas brasileiras participaram, e Assunção, pequena cidade do Cariri paraibano, ficou na segunda colocação, motivo de orgulho para todos que fazem parte da rede Municipal de educação.

 

Os relatos integram um livro publicado pelo Ministério da Educação, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

A nutricionista da rede Municipal, Jéssica Costa Araújo e o secretário de educação, João Paulo Bernardo da Silva, receberam menção honrosa do FNDE pela participação na 2ª edição da Jornada da educação Alimentar e Nutricional, entre maio e novembro de 2018, em reconhecimento ao fortalecimento das ações de EAN.

 

A atividade foi motivada a partir da observação feita na escola sobre como o tema da alimentação escolar estava sendo tratado no currículo, oportunidade em que percebeu-se, que a alimentação saudável não fazia parte do currículo escolar e não era tratada por nenhum professor da rede de ensino, apesar de ser um tema indispensável na escola e que tem papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis.

 

Assim, após uma reunião, ficou definido que a educação nutricional deveria ser inserida no currículo escolar, de forma que os professores aproveitassem suas disciplinas e as relacionassem com a alimentação saudável, já que o tema pode ser tratado por inúmeras vertentes, além de promover hábitos saudáveis nas crianças.

 

Os professores foram orientados sobre como poderiam inserir o tema alimentação saudável em suas disciplinas, de acordo com o nível de cada série e exemplos de atividades envolvendo português, matemática, artes e nas demais matérias, foram mostrados.

 

Os professores deram sugestões de como o tema poderia ser inserido no contexto escolar de maneira contínua e que fizesse parte do currículo escolar e não apenas atividades extra curriculares.

 

Foi a partir daí que surgiu a ideia de se realizar o Pit Stop da Nutrição, estabelecendo que em cada mês seria disponibilizada uma semana para que cada professor, com a ajuda da nutricionista responsável, abordasse um tema da nutrição relacionado ao seu conteúdo curricular.

 

Assim, o nutricionista explicava o assunto escolhido, o professor fazia a atividade de acordo com a disciplina para trabalhar a alimentação saudável e não atrasava o assunto de nenhum professor.

 

Matemática foi a primeira disciplina trabalhada para o relatório.

 

O tema da aula foi a Matemática da Fruta, onde a nutricionista abordou a importância de cada fruta, bem como seus benefícios, enquanto mais adiante, o professor realizou uma atividade com operações matemáticas envolvendo as frutas.

 

Os resultados foram bem positivos, haja vista que as crianças aprenderam de forma lúdica e demonstraram maior interesse pela aula de matemática, refletindo positivamente na formação de hábitos saudáveis, ou seja, um trabalho interdisciplinar foi construído.

 

Outro ponto positivo foi a adesão, por parte dos professores, dessa temática no currículo escolar.

 

O grande desafio agora é manter essa prática como rotina, e também que os diretores e seus superiores reconheçam a temática como parte do currículo escolar e não apenas uma atividade extra.

 

Para o prefeito, Vogel Oliveira (PTB), o investimento na alimentação saudável, traz grandes avanços nas pessoas para o resto da vida e ele afirma que vai continuar apoiando maciçamente essa prática nas escolas do município.

 

Da redação

Comentários

Veja também

Facebook