Jacaraú inaugura Sala do Empreendedor nesta 6ª feira

Econômia

06/06/2019 às 23h23

Jacaraú inaugura Sala do Empreendedor nesta 6ª feira

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 116 VEZES

JACARAÚ - Este município, localizado na Zona da Mata paraibana, inaugura, nesta sexta-feira (7), a Sala do Empreendedor, espaço idealizado por meio de parceria entre o Sebrae Paraíba e a Prefeitura.

 

O local, que tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora e, dessa forma, fortalecer a economia da região, vai funcionar no prédio da secretaria Municipal de agricultura, que fica no centro da cidade.

 

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Pablo Queiroz, o foco da Sala do Empreendedor é simplificar os processos relacionados aos cuidados com os pequenos negócios, garantindo, assim, atendimento ágil.

 

“A sala busca desburocratizar os processos para formalização ao fazer atendimentos aos empreendedores que buscam a formalização ou algum serviço de alteração, baixa ou informação sobre crédito. Então, a sala pode oferecer informação, orientação e capacitação em parceria entre o Sebrae e outras instituições”, explica.

 

Dentre os principais potenciais econômicos de Jacaraú, estão produção e beneficiamento do caju e derivados, a exemplo de castanha; fruticultura em geral; produtos oriundos da agricultura familiar; e a extração e venda de mel. Dados da Receita Federal atualizados no início deste mês apontam que o município contabiliza 301 microempreendedores individuais (MEI). 

 

“Pretendemos aumentar de forma considerável o número de empreendedores na cidade a partir da implantação da sala. A informalidade prejudica não apenas os empreendedores, que ficam limitados e não conseguem crescer ou garantir direitos e incentivos, mas também o poder público não arrecada e, consequentemente, não tem recursos para aplicar. Além disso, as prefeituras têm dificuldade em comprarem produtos da própria região por falta de empresas formalizadas”, comenta Queiroz.

 

Após a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor, que está prevista para começar as 13h30, será realizada a segunda edição da Feira de Negócios de Jacaraú, a partir das 15 horas, na Vila Junina.

 

A feira vai contar com cerca de 30 empreendedores, que vão expor produtos de áreas tais como artesanato, beleza e cosméticos e orgânicos.

 

Ainda, a feira vai comercializar produtos típicos juninos.

Comentários

Veja também

Facebook