Gurjão é 2º lugar no Prêmio MuniCiência com o Programa Protagonismo Juvenil

Brasil

31/05/2018 às 16h07

Gurjão é 2º lugar no Prêmio MuniCiência com o Programa Protagonismo Juvenil

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 103 VEZES

BRASÍLIA - O Programa de Protagonismo Juvenil, promovido pela Prefeitura Municipal de Gurjão, no Cariri da Paraíba, conquistou a segunda colocação do Prêmio MuniCiência - Ciclo 2017/2018.

 

O prêmio faz parte do Projeto UniverCidades – Plataforma para o Desenvolvimento e Governança Municipal, executado pela Confederação Nacional do Municípios (CNM) e apoio da União Europeia no Brasil.

 

A iniciativa apresentou uma proposta inovadora convidando jovens da rede Municipal de ensino a participar da construção de sua própria grade curricular.

 

Além do espaço dado aos estudantes para a discussão da montagem da programação escolar, o projeto utilizou ferramentas de administração, pedagógicas e psicológicas para a construção de um programa baseado em três pilares: Desenvolvimento Pessoal, Educação e Empreendedorismo.

 

Cada uma contempla ainda disciplinas não convencionais ao modelo da educação básica formal atual, como Comunicação e Mídias Sociais, Autoconhecimento, Propósito, Liderança, Oratória, Mentorias Dirigidas e atividades semanais utilizando redes sociais gratuitas.

 

O Programa ajudou a aumentar a adesão dos alunos, que passou a ser de 90% a cada disciplina ministrada.

 

A Premiação foi entregue ao prefeito Ronaldo Ramos de Queiroz (PSC) em cerimônia realizada na XXI Marcha a Brasília em defesa dos municípios.

 

Para conquistar o prêmio, o projeto passou por três etapas, sendo as duas primeiras de avaliação feita por uma Comissão Técnica, enquanto a última contou com votação aberta ao público realizada por meio do site do concurso: www.municiencia.cnm.org.br.

 

Como premiação pela conquista, o Programa de Protagonismo Juvenil será tema de um Guia de Replicação publicado pela CNM e distribuído a gestores municipais de todo o Brasil.

 

O projeto também será apresentado em seminários nacionais e internacionais para intercâmbio de experiências.

Comentários

Veja também

Facebook