Expofeira Paraíba Agronegócios 2019 começa no próximo domingo

Econômia

12/09/2019 às 12h37

Expofeira Paraíba Agronegócios 2019 começa no próximo domingo

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 186 VEZES

JOÃO PESSOA - Seminário de Compras Governamentais, Oficina Canvas You, Seminário de Cooperativismo Agropecuário da Paraíba e Encontro de Produtores da Agricultura Familiar.

 

Estas capacitações integram a programação do Sebrae durante a Expofeira Paraíba Agronegócios 2019, que será realizada dos dias 15 a 22 deste mês.

 

A abertura oficial do evento será as 17 horas deste domingo (15), no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, que fica no bairro do Cristo.

 

Com expectativa de atrair um público de 100 mil pessoas durante o evento, a Expofeira deverá reunir cerca de três mil animais, entre equinos, bovinos e caprinos.

 

A feira vai contar, ainda, com o Encontro de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e palestras que vão abordar a inovação tecnológica na agropecuária, além de leilões e exposições de animais e de produtos agropecuários.

 

Em sua 52ª edição, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2019 é uma realização da Faepa/Senar com apoio do Sebrae e do Governo do Estado.

 

De acordo com o analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, o seminário de compras governamentais, que será realizado no dia 19, das 8 as 12 horas, é um dos destaques desta edição.

 

“O foco do seminário é buscar o desenvolvimento sustentável do município, já que os donos de pequenos negócios locais vão aprender a vender seus produtos ao poder público, por meio de licitação”, afirma.

 

O Encontro de Produtores da Agricultura Familiar também será promovido no dia 19, com programação voltada a palestras sobre “Criação de tilápia” e “A importância da legislação ambiental de empreendimentos aquícolas”. As palestras vão ocorrer das 14h às 16h, no espaço do Sebrae Paraíba.

 

Desafios

 

O agronegócio, especialmente no Nordeste, enfrenta diversos desafios.

 

Para o analista do Sebrae, a mão de obra qualificada é um dos grandes obstáculos a ser enfrentado.

 

“O movimento de sair do campo e ir para a cidade é sempre desafiador. Além disso, cada vez mais as lavouras estão mecanizadas. É preciso tornar o trabalho rural atrativo para que os filhos dos produtores não saiam do campo e isso passa por melhores capacitações técnicas e cursos superiores voltados ao setor”, pontua.

 

Outros desafios apontados por Jucieux Palmeira são o desperdício da produção agrícola, o incentivo às políticas públicas e a produção de energias renováveis no campo.

 

Oficina Canvas you

 

Visando orientar o participante a criar ou rever seu propósito na vida por meio da elaboração de um modelo de negócio pessoal, a oficina se baseia no “Business Model You”.

 

“A oficina ajuda no resgate do brilho pessoal, recursos disponíveis e superação de obstáculos”, destaca Palmeira.

 

A capacitação, voltada aos empreendedores, será ministrada no dia 17, das 8 as 12 horas e das 14 as 18 horas.

 

Espaço para MEIs

 

Outra novidade da Expofeira neste ano é um espaço do Sebrae destinado à orientação empresarial e para quem deseja abrir o próprio negócio.

 

De acordo com o analista da instituição, será possível abrir a própria empresa ou MEI neste estande.

 

“Faremos esse atendimento durante toda a feira como mais uma ação do Sebrae em prol do fortalecimento do setor”, frisa Jucieux Palmeira.

 

 

Comentários

Veja também

Facebook