Em Picuí audiência sobre resíduos sólidos abre Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos

Geral

06/06/2018 às 23h53

Em Picuí audiência sobre resíduos sólidos abre Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 184 VEZES

PICUÍ - Aconteceu na tarde dessa terça-feira (5) a audiência pública “Resíduos Sólidos: questões de saúde pública e de impacto ambiental”, que foi presidida pelo Ministério Público da Paraíba, na pessoa de Dr. Alcides Leite de Amorim, promotor de Justiça da Comarca local.

 

O evento abriu a "Semana do Meio Ambiente e de Combate aos Agrotóxicos", promovida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia - NEA do IFPB - Campus Picuí.

 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

 

A Audiência Pública contou com a participação dos prefeitos e secretários de infraestrutura, saúde e assistência social dos municípios de Picuí, Pedra Lavrada, Nova Palmeira, Frei Martinho e Baraúna, além de prefeitos e autoridades convidadas dos municípios de Cuité, Sossego e Damião.

 

Na oportunidade, duas empresas de gerenciamento de resíduos apresentaram seus projetos. Em seguida, Dr. Alcides Amorim demonstrou preocupação com a questão social relativa aos catadores de materiais recicláveis da região e confirmou que vai acionar o Ministério Público do Trabalho para juntos solucionarem o problema. 

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

 

Durante o evento, o coordenador do NEA, professor Frederico Campos Pereira, apresentou os programas “Picuí Cidade Limpa” e “Campo Sustentado” uma parceria do IFPB e da Prefeitura de Picuí que, através dacoleta do ‘lixo verde’ da zona urbana, oriundos das podas de arvores e coco, que passam pelo processo de trituração, distribuição em leras e decomposição tendo como resultado final um adubo orgânico de alta qualidade nutritiva distribuído na zona rural e logradouros públicos do município.

 

A ação da fábrica de solos diminuiu em 30% a quantidade de lixo no aterro controlado de Picuí, sendo um exemplo para outros municípios. 

 

A imagem pode conter: 6 pessoas

 

A Audiência Pública contou com um grande público, que demonstrou interesse e ao mesmo tempo preocupação, no tocante ao consórcio intermunicipal que precisa ser criado para resolver o problema dos lixões dos municípios da região.

 

O Ministério Público confirmou que tomará providências no sentido de viabilizar as ações de gerenciamento de resíduos nos municípios da Comarca de Picuí.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

 

Fonte: Ascom

Comentários

Veja também

Facebook