Em Juazeirinho produtores preparam iguarias deliciosas com leite de cabra

Agricultura

08/12/2018 às 23h34

Em Juazeirinho produtores preparam iguarias deliciosas com leite de cabra

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 284 VEZES

JUAZEIRINHO - Uma mesa repleta de delícias preparadas a partir do leite de cabra e seus derivados, foi exposta na manhã deste sábado (8) para alguns convidados, fruto de um curso para ensinar 12 criadores do município a fazer queijo finos e iogurte.

 

Trata-se de uma parceria entre a Prefeitura, por intermédio da secretaria Municipal de agricultura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), cujo intuito é ensinar os criadores a fazer queijo e iogurte com valor agregado para aumentar a produção e gerar emprego e renda.

 

Neste sábado, foi o momento que os participantes do curso colocassem em prática tudo o que aprenderam e a experiência foi bastante exitosa, haja vista que todos os presentes, incluindo pessoas de gosto refinado, a exemplo do prefeito, Bevilacqua Matias (Avante), sua mãe, dona Inês Matias e a primeira dama, Luciana Matias, além do presidente da Câmara, Cícero Silva (Avante), experimentaram e aprovaram as iguarias deliciosas.

 

A instrutora do Senar, Andreia Batista, explica que os alunos aprenderam a fazer diversos produtos através do leite de cabra e seu derivados, a exemplo do achocolatado, uma bebida láctea com o uso do soro, iogurte e queijos finos, como o misturado na cachaça, defumado, condimentado com pimenta calabresa, recheado com goiabada, com ervas finas, oréganos.

 

"São diversos produtos com valores agregados que aumentarão, sem sombra de dúvidas, o faturamento dos produtores", pontua a instrutora.

 

Andreia acrescenta que essa é a tendência do mercado, ou seja, produtos finos da cadeia produtiva da caprinocultura sendo lançados no mercado.

 

"Produtores que querem inovar e agregar valor ao seu produto, têm que trabalhar a partir de agora com esses produtos diferenciados, atendendo a uma demanda do mercado que está a cada dia mais exigente", conclui.

 

Já o prefeito, incentivador do desenvolvimento através desses arranjos produtos locais, ficou bastante satisfeito com o resultado final do curso e garantiu que a Prefeitura vai comprar parte da produção de queijos e iogurtes para a merenda escolar e também criar uma identidade para Juazeirinho, que é forte na caprinocultura.

 

Bevilacqua citou as festas do Bode na Rua e Bode Rei, em Gurjão e Cabaceiras, respectivamente, como exemplos a serem seguidos e lembra da primeira edição da Juá Capri, evento realizado entre 30 de novembro e 2 deste mês que, na sua avaliação, superou as expectativas.

 

"Investir na cadeia produtiva da caprinocultura, é uma maneira de se agregar valor, culturalmente e economicamente para Juazeirinho. Por isso, nossa ideia é incentivar o homem do campo, o caprinocultor e, para tanto, começamos a Juá Capri, evento que já nasceu grande com muitos expositores e animais de alta qualidade", afirma o alcaide, enaltecendo o trabalho do secretário de agricultura, Humberto Gonçalves.

 

Para ele, a ideia é, além de divulgar e incentivar essa técnica de produção de variados queijos finos e iogurte, é dar continuidade e que o Governo Municipal possa adquirir os produtos diretamente ao criador.

 

"Haja vista que o queijo de leite de cabra é muito mais rico em vitaminas e muito mais nutritivo do que o queijo de leite de vaca", lembra.

 

O presidente da Câmara aprovou os produtos feitos a partir do leite de cabra e parabenizou o prefeito e o secretário de agricultura pela iniciativa.

 

"Experimentei e aprovei os produtos feitos pelos nossos criadores. Tenho certeza absoluta de que a caprinocultura tem muito a colaborar com o desenvolvimento do nosso município. Parabéns a Bevilacqua e Humberto, dois grandes baluartes que estão sempre preocupados em levar melhor qualidade de vida ao povo juazeirinhenses e a realização da Juá Capri e desse curso são provas de que dias melhores virão neste setor", pontua Cícero.

 

Humberto agradeceu o apoio incondicional do chefe do executivo e lembra que a parceria com o Senar já vem de muito tempo, citando ainda o carinho especial que o presidente da Federação Paraibana de Agricultora (Faepa), Mário Borba, tem por Juazeirinho, do qual é Cidadão por adoção.

 

O secretário também teceu comentários elogiosos a Juá Capri e disse que o evento superou todas as expectativas iniciais devido a sua grandiosidade.

 

De acordo com ele, a Apacco (Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos), já colocou a Juá Capri no calendário de eventos pra o próximo ano e que instituições de fomento, como o Banco do Nordeste e o Governo do Estado, também pediram o projeto da feira e exposição para o próximo ano, o que demonstra a qualidade do evento.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, listras

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, comida e área interna

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: mesa, área interna e comida

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: comida e área interna

A imagem pode conter: área interna

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: Adeildo X Julieth, área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Jose Procopio, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

A imagem pode conter: 18 pessoas, incluindo Adeildo X Julieth, Josivan Rodrigues e Jose Procopio, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e listras

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Jose Procopio, pessoas em pé

A imagem pode conter: 6 pessoas, incluindo Ricardo Andrade, pessoas em pé

Da redação

Comentários

Veja também

Facebook