Em Brasília João cobra 3º Eixo da Transposição

Brasil

17/01/2019 às 22h06

Em Brasília João cobra 3º Eixo da Transposição

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 361 VEZES

BRASÍLIA - O governador, João Azevêdo (PSB), manteve audiência, nesta quarta-feira (16), no Distrito Federal, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

 

No encontro, ele apresentou várias demandas da Paraíba na área de recursos hídricos e reforçou a importância da execução do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco – conhecido como Ramal Piancó – que permitirá a distribuição da água do São Francisco por toda a Paraíba até o Rio Grande do Norte, a partir do município de Conceição, no Vale do Piancó.

 

“Essa é uma obra fundamental para garantirmos a segurança hídrica na Paraíba”, reforçou João Azevêdo.

 

Na ocasião, o governador recebeu a garantia do ministro, Gustavo Canuto de que, ainda este ano, será elaborado o projeto executivo da obra para que o Governo possa buscar recursos junto ao Orçamento Geral da União para abrir a licitação, e na sequência, contratar a empresa que irá executá-la.

 

O chefe do executivo estadual também cobrou do Ministério do Desenvolvimento Regional a liberação de recursos para a conclusão do Canal Acauã-Araçagi, que possui 112 quilômetros de extensão e levará água a dezenas de municípios do Brejo paraibano.

 

“Nós contamos com recursos para os primeiros seis meses, mas precisaremos de mais investimentos para concluir o Canal”, observa.

 

O governador também reivindicou ao ministro pleitos relacionados à barragem de Retiro, ao Sistema Camalaú e à adutora de Boqueirão e adiantou as demandas futuras do Estado que serão encaminhadas ao Ministério.

 

“Nós vamos encaminhar pleitos para a adutora da microrregião próxima a Catolé do Rocha, para obras complementares da Transposição, em termos de adutora, e a conclusão da adutora do Curimataú. Enfim, tivemos a oportunidade de resgatar uma série de pleitos que o ministro se propôs a dar continuidade a essas discussões da maneira mais ágil possível”, resume o governador.

 

Os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão, Waldson Souza, e o secretário da Comunicação Institucional, Luís Tôrres, acompanharam o governador na audiência.

Comentários

Veja também

Facebook