Dia de campo de algodão agroecológico é realizado em Nazarezinho

Agricultura

09/06/2017 às 02h47

Dia de campo de algodão agroecológico é realizado em Nazarezinho

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 132 VEZES

NAZAREZINHO - Mais de 700 pessoas, entre agricultores interessados em plantar algodão, extensionistas, estudantes e autoridades do setor agrícola, participaram nessa quarta-feira (7), de um dia de campo  de manejo de algodão agroecológico, numa promoção do Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba, integrante da Gestão Unificada (Emepa/Interpa/Emater), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

 

Organizado pela coordenadoria regional da Emater em Sousa, que tem à frente o técnico Francisco de Assis Bernardino, o evento ocorreu em Nazarezinho, no Alto Sertão paraibano.

 

O campo onde foram demonstrados os resultados de algodão agroecológico consorciado com gergelim fica numa área de 0.8 hectares, sendo 50% de algodão e 50% de gergelim, com perspectiva de produção de dois mil quilos de algodão em rama.

 

O dia de campo aconteceu em área cultivada sob sistema de irrigação utilizando a variedade BRS 286 desenvolvida pela Embrapa/Algodão.  Nesse sistema, a produtividade foi de quatro toneladas por hectare  de algodão em rama. Em regime de sequeiro poderá chegar a 1.500 quilos por hectare.

 

Atraídos pela boa perspectiva de lucro que a cultura do algodão agroecológico oferece, os agricultores ouviram atentamente as explicações dos técnicos distribuídos em cinco estações previamente instaladas, desde o preparo do solo à comercialização.

 

Em grandes grupos e debaixo de um sol forte, eles absorveram todas as informações sobre as vantagens de produzir algodão dentro dos princípios da agroecologia, que garante plantas mais resistentes a pragas e doenças, sem poluir o meio ambiente.

 

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, casamento e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, nuvem, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, planta, nuvem, céu, flor, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Comentários

Veja também

Facebook