Desertificação afeta diretamente pesca e agricultura

Paraíba

17/06/2017 às 16h23

Desertificação afeta diretamente pesca e agricultura

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 198 VEZES

O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) fez um alerta neste sábado (17) – Dia Mundial de Combate a Desertificação e a Seca – ao Governo do Estado, sobre os problemas enfrentados pelos paraibanos por conta desses fenômenos, principalmente os pescadores e agricultores que residem no interior da Paraíba.

 

O parlamentar cobra providências urgentes para minimizar o problema que está se agravando a cada dia.
 
 
“Esse é um dia para refletirmos e cobrarmos ações mais efetivas por parte Governo do Estado. A desertificação gera problemas sérios que afetam diretamente a pesca, pois provoca a redução da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos, além da redução da biodiversidade”, destaca.
 
 
Jutay alerta para a gravidade do problema. Segundo ele, especialistas e estudiosos da área prevêem que, se não for tomada nenhuma atitude a respeito, em 2020, milhares de pessoas irão se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições.

 

“Isso vai gerar um problema maior nas grandes cidades que ficarão ainda mais populosas”, disse.
 
 
Na ocasião, o deputado também cobrou do Governo do Estado à realização de um cronograma de peixamento nos açudes paraibanos para subsidiar os pescadores na produção do pescado.

 

“A situação não é nada animadora, pois eles ficaram um longo período sem ter como pescar, já que a água era escassa em decorrência da seca que deixou 90% dos municípios paraibanos em situação de emergência. Mas, com a retomada das chuvas alguns açudes já recuperaram seu potencial hídrico”, afirma.
 
 
O deputado lembra que a medida atingiria os açudes que já registram no mínimo 50% do seu nível e que não estejam em condições de sangrar ou ainda os açudes que já sagraram e que não tenham possibilidade de voltarem a apresentar sangramento.
 
 
Dia Mundial

 

A data foi escolhida pela Assembleia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada.

 

Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião publica sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Comentários

Veja também

Facebook