Congo, Cubati, Picuí, Taperoá e mais 30 municípios recebem médicos cubanos

Saude

17/12/2016 às 13h42

Congo, Cubati, Picuí, Taperoá e mais 30 municípios recebem médicos cubanos

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 415 VEZES

Trinta e quatro profissionais do Programa Mais Médicos chegaram ao aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, nesta quinta-feira (15).

 

Eles vieram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foram recepcionados por representantes da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, por meio da coordenadora da comissão Estadual do programa, Rosiani Videres, além dos gestores de saúde dos municípios onde trabalharão nas Unidades de Saúde da Família (USF) durante 3 anos.

 

“Estes médicos estão vindo para repor os profissionais que retornaram a Cuba, após terem trabalhado nos municípios paraibanos, durante três anos, tempo previsto no contrato”, explicou Rosiani.

 

A médica Eliete Sanchez vai trabalhar em Araruna. “Estou muito feliz com a possibilidade de sair do meu país para ajudar pessoas de outros lugares e vou fazer isso oferecendo o meu melhor”, fala.

 

O secretário de Saúde de Mogeiro, Jammes Araújo, foi recepcionar outra profissional que vai trabalhar no seu município.

 

Disse que a experiência com os médicos cubanos significa um divisor de águas na Atenção Básica.

 

“Eles têm um atendimento diferenciado por entenderem mais de Atenção Básica. Com isso, criam vínculo com a comunidade e oferecem um atendimento humanizado. No pré-natal, por exemplo, fazem questão de participar junto aos enfermeiros. O resultado é que, mesmo falando línguas diferentes, a comunicação ocorre de forma bastante afetiva e o que é melhor, influencia a conduta do médico brasileiro”, observa.

 

Os municípios que receberam os 34 médicos são: Água Branca, Aguiar, Alagoinha, Araruna, Aroeiras, Assunção, Baraúna, Boa Ventura, Cacimba de Dentro, Carrapateira, Congo, Cubati, Frei Martinho, Igaracy, Juru, Mogeiro, Monteiro, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Lavrada, Piancó, Picuí, Pirpirituba, Poço Dantas, Pombal, Santa Cecília, Santana de Mangueira, São Bento, São José de Princesa, São Sebastião de Umbuzeiro, Seridó, Sossego, Taperoá e Umbuzeiro. 

Comentários

Veja também

Facebook