Começa festa da padroeira de Campina Grande

Cultura

30/11/2017 às 09h19

Começa festa da padroeira de Campina Grande

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 126 VEZES

Começou na noite desta quarta-feira (29), as festividades da padroeira de Campina Grande, Nossa Senhora da Conceição. Além das celebrações religiosas com missas e novenários, a programação cultural conta com shows musicais.

 

Na abertura do evento o cantor Luan e Forro Estilizado se apresentou ao lado da catedral na Avenida Floriano Peixoto, no Centro. Outros artistas como Sussa de Monteiro, Capilé, Alexandre Tam e Eloísa Olinto também estão na programação.

 

Serão oito dias de uma intensa programação, que vai mobilizar paróquias de toda Diocese.


A festa  prossegue até o dia 8 de dezembro, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição.



“Convido os fiéis todos, as pastorais, os grupos, os movimentos e serviços, as diversas representações de nossa comunidade para juntos elevarmos o louvor a Deus, inspirados na doçura de Maria, nossa Mãe”, diz o Padre Luciano Guedes da Silva, pároco da Catedral, em carta divulgada à comunidade católica campinense.



Ele lembrou que, este ano, durante a festa, os católicos de Campina Grande vão receber o seu novo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que chegará à cidade no dia 02 de dezembro.

 

“Rezemos por sua missão apostólica entre nós, para que seja muito feliz o seu episcopado nesta Serra da Borborema, edificando a Igreja de Deus, e sendo para este rebanho um bom pastor”, afirma Pe Luciano.



Ainda de acordo com o pároco da Catedral, a Festa da Padroeira será um grande momento para os fiéis católicos, diante da graça de celebrar os exemplos da Mãe de Deus e Mãe da Igreja.

 

O tema da festa deste ano é “Imaculada, Maria nos ensina a ser família sagrada”, com o lema “Bendita és tu entre as mulheres” (Lc 1,42a).



A Missa de abertura foi celebrada pelo Aparecido Francisco Camargo, atual administrador diocesano. Nesta quinta-feira (30) ocorreu o 2º novenário. Haverá ofício as 11h30 e missa às 19h com o padre. Evanilson José de Sousa, da Paróquia de Queimadas.



Na sexta-feira (1º) ocorre o 3º novenário. Às 11h30 hevará o ofício de Nossa Senhora e Missa. Já as 19h ocorre a novena seguida de missa com o padre Leonildo Pedro dos Santos, da Paróquia Santíssima Trindade de Campina Grande.



Ainda na programação das festividades da padroeira, no sábado (2), ocorrerá a possa canônica do 8º bispo da diocese de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

 

As 15 horas ocorre a cerimônia de acolhida do bispo, na Praça da Bandeira, no Centro. Em seguida, as 17 horas vai acontecer a celebração oficial de posse na catedral.



No domingo (3), 5º dia de novenário, haverá ofício e missa às 11h30 e também novena e missa também às 19h com o Pe. João Paulo Souto Victor, da Paróquia de Esperança.

 

Já na segunda-feira (4), também tem ofício e missa as 11h30 e a noite, a partir das 19h novena e missa celebrada pelo Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Arcebispo Metropolitano da Paraíba).



Na terça-feira (5). 7º dia no novenário, às 11h30 tem ofício e missa. Já às 19h haverá novena e missa celebrada pelo Pe. Carlos Antônio de Araújo, da Paróquia da Sagrada Família.

 

Na quarta-feira (6) também tem ofício e missa às 11h30 e a novena e missa das 19h será celebrada pelo padre. Luiz Fernandes de Sousa Filho, da Paróquia de N. Sra. de Fátima.



No penúltimo dia da festa, quinta-feira (7), além do ofício e missa às 11h30, haverá novena e missa a partir das 19h celebrada pelo Pe. Josandro de Macedo Félix, da Paróquia de N. Sra. das Graças.

 

Na sexta-feira (8), dia da padroeira, haverá duas missas na catedral pela manhã. A primeira será a partir das 7h, com o padre. Luciano Guedes da Silva.



O ponto alto das festividades será 0 dia 8 de dezembro. Às10h, acontece a Missa presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

 

Já na parte da tarde, a partir das 16h os fiéis vão sair em procissão da Catedral para o Parque do Povo, onde ocorre a Missa de encerramento às 17h celebrada pelo Dom Dulcênio Fontes de Matos.



Os shows da programação cultural acontecem sempre após a missa da 19h, na catedral de Nossa Senhora da Conceição. Para as apresentações foi montado um palco no estacionamento da catedral.

Comentários

Veja também

Facebook