Capacitação atende comunidades beneficiadas pelo programa Água para Todos em 104 municípios

Agricultura

25/09/2018 às 22h15

Capacitação atende comunidades beneficiadas pelo programa Água para Todos em 104 municípios

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 248 VEZES

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), realiza, até o mês de novembro, as oficinas de capacitação para as comunidades atendidas pelo programa Água para Todos.

 

A capacitação, que teve início em agosto de 2017, já foi ministrada em 86 dos 104 municípios atendidos pelo programa em todas as regiões do Estado.

 

A iniciativa visa conscientizar os moradores das comunidades contempladas sobre o uso devido da água, no sentido de evitar desperdício e de como tratar a água para o consumo humano, segundo informou a coordenadora do Água para Todos, Arlete Marcolino Mendes.

 

De acordo com Arlete, “além da parte de instalação dos sistemas de abastecimento de água, o Governo do Estado se preocupa também com a parte social, no sentido de oferecer as oficinas, ministradas em média de três horas em cada comunidade rural onde são repassadas informações de como tratar a água para o consumo da população atendida, que deve ser consumida após fervida e coada ou filtrada”.

 

Segundo ela, a capacitação é oferecida na própria comunidade rural, nas residências, sede de associações, igrejas, entre outros, e conta com a participação efetiva dos moradores, que aproveitam a oportunidade para tirar dúvidas.

 

O Programa Água para Todos deverá contemplar até dezembro de 2018  aproximadamente 28 milmoradores de 104 municípios da Paraíba, que serão atendidos com a instalação de 203 sistemas de abastecimento de água.

 

A previsão de atendimento é de sete mil ligações domiciliares, com um investimento de aproximadamente R$ 36 milhões.

 

A ação é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

 

Os sistemas de abastecimento de água são compostos de perfuração de poços tubulares, captação de água com a utilização de bomba submersa, adutora para enviar água para a caixa d'água elevada, com capacidade para 10 mil litros, serviço de tratamento, instalação da rede de distribuição e ligações domiciliares.

 

Para viabilizar o funcionamento é efetuado um acordo de gestão entre o Governo do Estado, os municípios contemplados e a comunidade.

 

Barragens e Barreiros

 

Outra ação do Programa Água para Todos é a execução de obras de construção de barragens, os chamados barreiros, para acúmulo de água. Para esta ação foi firmado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério de Integração Nacional, um convênio de aproximadamente R$ 8,4 milhões, para execução de 177 barreiros, contemplando 4 mil famílias.

 

A obra consiste na construção de pequenas barragens de acumulação de águas, para atendimento da agricultura de pequeno porte e para o uso dos animais.

Comentários

Veja também

Facebook