Apesar do jogo do Brasil Caravana do Coração registra bom número de atendimentos em Monteiro

Saude

02/07/2018 às 22h14

Apesar do jogo do Brasil Caravana do Coração registra bom número de atendimentos em Monteiro

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 155 VEZES

MONTEIRO - Maria das Dores Ferreira foi uma das primeiras a chegar para o atendimento pela VI Caravana do Coração, que começou nesta segunda-feira (2), pela capital do Cariri paraibano.

 

Ela veio com a filha Maria Vitória e o marido, o radialista, Paulo Gonçalves.

 

Estava ansiosa para passar, pelo terceiro ano consecutivo, no projeto que ajudou a descobrir que a filha de um ano e seis meses tem um problema cardíaco.

 

“Em 2016, fui atendida quando estava grávida; no ano passado, foi diagnosticado o problema de Vitória, que ficou sendo acompanhada na Sala do Coração, aqui em Monteiro, e hoje vim pra ela ser reavaliada. A Caravana é muito importante porque avalia tudo, desde os dentes, até os exames mais complexos”, disse.

 

Resultado de imagem para VI Caravana do Coração começa por Monteiro com um grande número de atendimento

 

A mesma opinião é compartilhada pela agricultora Cristiana Alves, mãe de David Luiz, de dois anos e seis meses, que tem microcefalia.

 

“Desde que David nasceu, tive que parar de trabalhar pra viver em função dele. É a semana toda de médico em médico, aqui em Monteiro e em Campina Grande. Quando a Caravana chega é um alívio, pois ele tem um atendimento excelente, com vários profissionais, num só lugar”, ressalta.

 

Maria Francinete Pereira foi atendida na Caravana pela primeira vez. Ela tem gravidez de risco. Aos 42 anos, está no quarto mês e tem diabetes.

 

“Gostei muito do atendimento. O pessoal é muito legal”, comenta.

 

Resultado de imagem para VI Caravana do Coração começa por Monteiro com um grande número de atendimento

 

A coordenadora da Caravana pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Priscilla Araújo, estava surpresa com o número de atendimento na primeira manhã da Caravana.

 

“Mesmo com o jogo do Brasil, compareceram muitas pessoas. Só de gestantes foram 35 atendimentos, quando o previsto eram 40 atendimentos para o dia todo”, disse.

 

Outra surpresa foi a grande participação dos profissionais de saúde da Atenção Básica dos 17 municípios que integram a 5ª Região de Saúde no curso “Atenção materno-infantil com discussão do Protocolo do Pré-natal”. Participaram 144 profissionais.

 

A fisioterapeuta do Nasf de Zabelê, Denise Raposo, disse que os ensinamentos do curso serão muito úteis para um trabalho desenvolvido no município com gestantes.

 

“Com este curso, aumenta o nosso conhecimento que vamos repassar para o trabalho que já fazemos”, afirma.

 

Ainda foram ofertados os cursos “Pré-natal de alto risco (hemorragia, prevenção de eclampsia e pré-eclampsia – sulfatação, infecção, etc.)”, para profissionais das maternidades, ESF e profissionais do Samu; “Microcefalia: Prática no CER/Nasf, com profissionais onde tem casos de microcefalia e transferência de tecnologia para diretores de hospitais, Gestores Municipais de Saúde e Gerente Regional de Saúde.

 

Resultado de imagem para VI Caravana do Coração começa por Monteiro com um grande número de atendimento

 

A gerente Regional de Monteiro, Ravena Farias, disse que é uma satisfação receber a Caravana.

 

“Agradeço os municípios pela parceria e colaboração na logística para receber a Caravana do Coração”, disse.

 

“Uma das características marcantes dessa Caravana é o trabalho do voluntariado. Tudo isso é possível graças ao empenho deles. A medida que o tempo foi passando, aumentou também a quantidade de voluntários. Quando começamos, em 2013, eram 36 voluntários. Hoje são 120”, lembrae a presidente da ONG parceira do Governo nesta ação, Sandra Mattos.

 

A Caravana atende crianças com cardiopatia, mulheres com gravidez de alto risco e crianças com microcefalia que já foram identificadas pelas Secretarias Municipais de Saúde. Durante o programa, são realizados vários atendimentos especializados (cardiologistas, pediatras, obstetras, psicólogos, assistentes sociais, enfermagem, nutricionistas, odontólgos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) e diversos exames (de laboratório, eletrocardiograma e ecocardiograma).

 

Resultado de imagem para VI Caravana do Coração começa por Monteiro com um grande número de atendimento

Comentários

Veja também

Facebook